www.bezerra-menezes.com

Blog Post

Violência doméstica na Alemanha

  • Por Glória Bezerra de Menezes
  • 26 jun., 2018

Como pedir ajuda?

Infelizmente um quarto das mulheres na Alemanha são vítimas de violência doméstica, e o número de mulheres brasileiras vítimas de agressão de seus companheiros, aqui na Alemanha, é de uma soma assustadora. Infelizmente muitas brasileiras não sabem falar alemão e não sabem como e onde procurar ajuda. Muitas delas tem medo, pois são constantemente ameaçadas e muitas não procuram ajuda por vergonha e receio de sofrerem algum tipo de discriminação da família e dos amigos. 


Na Alemanha existe o Hilfetelefon 08000116016. Esse telefone funciona 24 horas, todos os dias, é gratuito e 100% sigiloso. E o melhor? Dispõe de tradutores em 17 idiomas. Ou seja, quem não fala alemão, basta ligar para o número acima e dizer a palavra: Português. Então, só precisará esperar alguns minutos e participará da conversa um tradutor que irá traduzir a sua conversa para a outra pessoa que irá lhe prestar assistência! Através desse número, mulheres poderão se informar sobre todas as dúvidas que forem relevantes. Assim, essas mulheres receberão aconselhamentos, como também, orientações de onde elas poderão receber ajuda para receber uma nova moradia e assistência jurídica aqui na Alemanha.


Para as mulheres que são vítimas de violência na Alemanha existem as "casas das mulheres", que recebem as mulheres e os filhos desta, quando as mesmas não tem mais um lugar para viver. E não se esqueçam de que as Embaixadas brasileiras na Alemanha poderão, também, prestar assistência jurídica para todas as mulheres que precisarem de ajuda.


Algumas mulheres, que são vítimas de violência física ou psicológica naAlemanha, procuram ajuda ou conselhos nos grupos de Facebook daAlemanha. Algumas vezes os conselhos oferecidos são pertinentes, mas, infelizmente, muitos dos conselhos não são eficazes para ajudá-las, e às vezes, alguns dos conselhos são prejudiciais às vítimas, pois são oferecidos por pessoas que não conhecem as leis alemãs. Por favor, evitem emitir conselhos ou opiniões apenas pelo "eu acho que..." ou "se eu fosse você eu faria assim...". O lado pior das opiniões que são divulgadas nos Grupos do Facebook, são aquelas repletas de julgamentos e críticas. Peço aos organizadores dos Grupos do Facebook que, por favor, façam um controle mais rígido de suas páginas, para que esses problemas sejam evitados. Precisamos respeitar a dor e o sofrimento das vítimas. Ninguém tem o direito de julgar um outro ser humano!


Por favor, quem estiver sofrendo violência doméstica, seja física ou psicológica, ou quem souber de alguém que esteja sofrendo, divulgue o número acima! Muito obrigada! Se eu puder ajudar uma pessoa com essa minha atitude, já me sentirei em paz comigo mesma. Qualquer dúvida, entrem em contato comigo. Não se preocupem: a história de vocês morrerá comigo!

Share by: